sexta-feira, março 09, 2007

Editorial

O tempo perguntou ao tempo quanto tempo o tempo tem.


Escrevo isto tarde e a más horas. talvez não de forma extemporânea, certamente não atemporal, e por certo de maneira alguma intemporal. neste tempo, como naquele, nada é atempado, em nenhum dos sentidos que seria possível atribuir. se alguma vez o quiséssemos. é tempo do tempo que temos, é temporal, com vento forte ou tempo forte ou nem por isso, temperado, bastante impreciso.

voltemos atrás. ao isto. voltemos ao isto que não é o isto que referimos em primeiro lugar, nem em segundo, nem agora porque agora já não é agora, o agora já foi, e voltará a ter sido.

Isto. estou certo do que aponto. não preciso de um nome, de nenhum, próprio ou impróprio, plebeu ou comum, unívoco ou equívoco. estar na vez de é não só estar no lugar de, mas no tempo de. é uma invasão. aponto, sei de mim, sei do que falo, de onde e quando, e no entanto é porque o falo que já o não nomeio, que já o perdi, que o firo de morte quando o digo, o escrevo, o leio, o penso. inscrever, e escrever, é perder o nome. o nome que nunca se teve, e que por não se ter dá espaço e dá vez à nomeação, ou pronomeação. o nome que diz e aponta já algo outro e vário e nomeadamente aponta para si. por isso não se pode ter, não se pode nomear, não se pode. naquele tempo como neste, não.

Se escrevo isto é porque o isto já não existe. Já passou a sua vez. É extemporâneo. era uma vez.

O tempo perguntou ao tempo quanto tempo o tempo tem. o tempo respondeu que o tempo tem o tempo que o tempo tem.

não há contemporâneos, não há temporários, não há temporais.
escrevo tarde e a más horas. nem o tempo temos. nem isto. um pouco, um bocadinho, um texto.
nisto perdemos tempo, o tempo que não temos. não há tempo para isto. não tenho tempo para isto [eu?]. isto não é deste tempo. nem deste, nem daquele. há não haver tempo, temos não ter tempo e isto é mais um isto que já não é isto, nem isto, nem aquilo, nem coisa nenhuma porque é algo.
peço desculpa, como seria de esperar. por anacronismos e pela perda de tempo. por isto tudo. por perder tempo que não se pode perder. por variados motivos. é uma vez, foi uma vez.
Eu.
Isto.

Aponto e o que aponto não existo. Ser tarde e a más horas é o que explica tudo isto. Insisto nisto. E persisto.


deus ajuda quem cedo madruga, e a orgânica.

ed isto r - Ruy